quinta-feira, 1 de outubro de 2009

VAMOS AGIR CONTRA A GRIPE!


No âmbito das acções de prevenção da gripe em meio escolar, a Direcção-Geral da Saúde, o Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares, a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas implementaram, no presente ano lectivo, o Projecto Ler+, Agir contra a Gripe.




Assim, irão ser desenvolvidas várias iniciativas relacionadas com a leitura e a escrita, visando a melhoria dos níveis de literacia em saúde e a prevenção das doenças transmissíveis, em especial da Gripe. De destacar a produção de um pequeno livro sobre a prevenção da gripe intitulado O Nuno escapa à Gripe A. O livro, que poderá ser utilizado por professores, educadores, pais e técnicos, encontra-se disponível em formato pdf. Para tal, basta clicar em http://e-livros.clube-de-leitura.pt/.






Mas, afinal, o que é uma pandemia de gripe?

Pois bem, as pandemias de gripe são fenómenos epidemiológicos de grandes proporções que afectam vários continentes e países simultaneamente. Surge na sequência do aparecimento de um novo subtipo de vírus que, na ausência de anticorpos protectores, encontra condições facilitadores para se propagar.
poderás obter mais informações através dos seguintes endereços: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/ e http://www.dgs.pt/.