O MUNDO NUM SÓ LUGAR - A NOSSA BIBLIOTECA

É um espaço diversificado, agradável, confortável, local de consulta de materiais em diversos tipos de suporte, ao serviço de toda a comunidade escolar.

Venha visitar-nos!


E-mail: bibomundonumsolugar@gmail.com

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Lenda


Mas afinal, quem foi S. Martinho?

Conta a lenda que:
Martinho era um valente soldado romano que estava de regresso à sua terra, algures em França, depois de servir o Império em Itália. Regressava através dos Alpes (serra muito alta onde, durante todo o ano faz muito, muito frio, vento e mau tempo), montado no seu cavalo, e bem agasalhado para a viagem: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos habitualmente usavam.
De repente, apareceu-lhe um mendigo, vestido com roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola. Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.
Nesse momento, e de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão! Foi como que uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.
É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho.