quarta-feira, 1 de outubro de 2008

1 de OUTUBRO - DIA INTERNACIONAL DA MÚSICA



O Dia Internacional da Música foi proposto e celebrado pela primeira vez em 1975 pelo grande músico e violinista Yehudi Menuhin na altura Presidente do Conselho International da Música (International Music Council .
Os objectivos para a celebração deste dia são entre outros "a promoção da arte musical em todas as secções da sociedade, a aplicação dos ideais da UNESCO de paz e amizade entre os povos e a evolução das culturas, a partilha de experiências e a apreciação mútua dos diversos valores estéticos (...)"


A propósito do DIA INTERNACIONAL DA MÚSICA
deliciem-se com este som:





O Angklung é um idiofone originário da Indonésia (Java e Bali), mas popular em todo o Sudeste da Ásia. Este instrumento é composto por dois tubos de bambu de tamanhos diferentes reunidos linearmente num caixilho. A altura das notas depende do comprimento e diâmetro dos tubos. O som ocorre agitando os instrumentos para fazer o trémulo.
Uma vez que cada instrumento apenas produz um ou dois sons, um grupo de Angklung pode ser composto por 60 a 160 pessoas. Não é o caso do vídeo que escolhemos, onde um único intérprete recorre à sua perícia para manusear vários angklung, assim criando a sua versão do tema de Rihanna, "Umbrella".