segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Hoje é o Dia Nacional da Cultura Científica

Abre hoje, Dia Nacional da Cultura Científica, um novo espaço interactivo, onde todos, em particular os mais jovens, poderão, de forma lúdica, descobrir a ciência e desvendar alguns dos seus mistérios. Situa-se em Coimbra, e trata-se de uma estrutura moderna e interactiva, reunindo recursos e materiais voltados para o ensino e aprendizagem das ciências e difusão da cultura científica. Vai ser possível, por exemplo, utilizar dez modernos computadores para aceder a centenas de CD e DVD de divulgação científica, sejam software ou filmes, e também consultar os mais de três mil livros e vários milhares de revistas nas áreas da Ciência, Cultura e Sociedade. No site do centro já é possível perceber o apoio que este pode dar ao centro no sentido de cumprir a sua função de "contribuir para o alargamento da cultura científica e tecnológica nacional, atraindo e mantendo mais jovens para a ciência". Desde logo, através da disponibilização de parte do acervo para empréstimos à distância. Segundo consta do site, o espólio de livros e filmes de divulgação científica do Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho, uma vez identificados no catálogo on-line do centro (http://webopac.sib.uc.pt/), podem ser pedidos para qualquer parte do território português, gratuitamente.
Outra das funcionalidades do site é a concentração de links e redireccionamento para vários recursos multimédia, catalogados entre software educativo e artigos e filmes científicos. Para futuras visitas de escolas ao Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho, há também a possibilidade de fazer o registo on-line.
Este novo Centro Ciência Viva recebe o nome de Rómulo de Carvalho em homenagem a um grande divulgador da ciência em Portugal, que ensinou em Coimbra e aí começou a sua carreira literária, tendo aliás ficado mais conhecido, neste âmbito, por António Gedeão.
in Ciência Hoje