segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O PRESÉPIO NA BE/CRE




Fazer o Presépio de Natal é uma tradição muito antiga. Surgiu no século XIII, e ainda hoje, na maior parte dos países latinos, é mais importante do que a árvore de Natal
As primeiras imagens que representam a Natividade (Jesus, Maria e José) foram criadas em mosaicos no interior das igrejas e templos, e encontram-se desde o século VI.
São Francisco começou a divulgar a ideia de criar figuras em barro que representassem o ambiente do nascimento de Jesus. Por isso, construiu o primeiro presépio em 1223, tendo sido celebrada uma missa que foi descrita como tendo um ambiente verdadeiramente divino.
A partir dessa altura, a ideia passou para os conventos e casas nobres, onde as representações se tornavam cada vez mais luxuosas. Rapidamente chegaram a todos os lares, sendo mais simples ou com mais personagens ou elementos segundo o gosto e possibilidades de cada família. Podem ter pontes, casas, serras, lagos, etc. E muitas, muitas personagens.
Sabias que a palavra "presépio" vem do hebreu (a língua de Israel) e significa “um lugar onde se recolhe o gado, curral, estábulo”?
A Biblioteca da nossa escola também construiu o seu habitual presépio. Três professores e um funcionário contribuíram para esta linda construção. Por isso, aqui fica o nosso agradecimento à professora Idalécia pela apanha do musgo, ao Sr. Carlos Coutinho pela areia para o deserto, ao professor Luís Delgado pelo engenho que faz mover a água no presépio e finalmente à professora Aurélia, que com muita dedicação e empenho nos presenteou com esta linda representação natalícia.