terça-feira, 19 de maio de 2009

“Desabafos de uma vida…”



No dia 18 de Maio, na Biblioteca da nossa Escola, os alunos do 6º F foram presenteados com um tesouro que encerra sabedoria, experiência e conhecimento: os seus avós.
Assistiram a relatos vividos e contados na primeira pessoa em que os avós falaram da sua vida, dos seus hábitos e costumes, do seu trabalho, das brincadeiras e brinquedos da sua infância, alimentação, enfim, da maneira como viveram antes do 25 de Abril de 1974, fazendo a comparação com os dias de hoje.
Após o visionamento de um pequeno documentário sobre a vida antes e depois do 25 de Abril de 1974 e as inovações que hoje presenciamos, que serviu de mote para o início desta conversa amena, os avós desataram o fio à meada, o “novelo” foi crescendo, as crianças colocaram as sua dúvidas e nasceu algo de novo dentro de cada um deles: o conhecimento da vida dos seus avós que é também a história do nosso passado mais recente, pois só conhecendo o passado, compreendemos melhor o presente.
Houve ainda tempo para uma avó, a D: Piedade, declamar os seus próprios versos sobre o tema em questão e cantar “Os meninos de Huambo”, tendo os presentes colaborado no coro.
Foram momentos inesquecíveis em que os alunos, professoras e funcionárias que assistiram mostraram atenção, alegria e entusiasmo e aprenderam certamente uma lição de vida.
Estamos convencidos que esta experiência jamais será esquecida no coração de todos nós.
Actividade e texto da profª Maria do Carmo Arquilino