terça-feira, 26 de maio de 2009

A Menina do Mar em sombras chinesas com os alunos do 5ºD

Era uma vez um menino que vivia na praia. Um dia, enquanto andava entre as rochas, encontrou uma menina muito, muito pequenina, a brincar com um polvo, um peixe e um caranguejo.Quando tentou falar com ela, a menina fugiu mas ele apanhou-a. Ela disse que se chamava Menina do Mar e que viviam todos numa gruta ali perto.Os dias foram passando e foram tornando-se cada vez mais amigos.Mas, certo dia, a Menina do Mar disse ao menino que não se podiam ver mais,pois a Grande Raia (que era quem mandava no mar) não permitia esses encontros. E despediram-se. Passados dias, uma gaivota levou um frasco ao rapaz, dizendo que se o bebesse podia ir ter com a Menina. E nunca mais se separaram.

Foi esta, a história que a Turma do 5ºD adaptou, do livro de Sophia de Mello Breyner, A Menina do Mar, para realizar esta excelente representação em sombras chinesas.

Esta actividade realizou-se ao longo da Semana Cultural, no âmbito do Projecto Fish Parade-

Parabéns à turma e aos Profs Maria do Carmo Arquilino, Graciete Guerreiro e João Branco pelo trabalho desenvolvido.

"Tu nunca foste ao fundo do mar e não sabes como lá tudo é bonito. Há plantas de algas, jardins de anémonas, prados e conchas. Há cavalos-marinhos suspensos na água com ar espantado, como pontos de interrogação. Há flores que parecem animais e animais que parecem flores. Há grutas misteriosas, azuis escuras, roxas, verdes e há planícies sem fim de areia fina, branca, lisa."

Sophia de Mello Breyner, in A Menina do Mar