quinta-feira, 15 de outubro de 2009

BIBLIOTECAS ESCOLARES EM FESTA

Por iniciativa da International Association of School Librarianship (IASL), o Mês Internacional da Biblioteca Escolar é comemorado em Outubro. O objectivo primordial desta celebração é o de valorizar o papel da Biblioteca Escolar na educação das crianças e jovens; de facto, trata-se de um espaço que, ao facilitar o acesso a livros, revistas e jornais, representa um complemento de aprendizagens, visando o desenvolvimento da literacia.
Em Portugal, a Rede de Bibliotecas Escolares decidiu que a última segunda feira do mês de Outubro seria o dia em que as actividades a realizar encontrariam a sua principal expressão. O dia 26 de Outubro será, este ano e por excelência, o Dia das Bibliotecas Escolares no nosso país.

Para assinalar a data, as equipas das Bibliotecas Escolares do Agrupamento agendaram duas iniciativas, que irão envolver os alunos dos vários ciclos e que decorrerão em simultâneo em todas as escolas do Agrupamento, a saber:

DIA 26: Identificação de todas as salas com o nome de um Nobel
Da lista dos premiados pelo Nobel, seleccionados pela equipa de coordenação, será escolhido aleatoriamente um nome por turma. Nas aulas de Formação Cívica, far-se-á uma pesquisa sobre a individualidade em questão. Será, também, elaborada, no formato que se entender, uma pequena “placa” (a título provisório, sendo a definitiva feita posteriormente) que será colocada na porta de cada sala, na mesma altura em todas as escolas do Agrupamento.


DIA 28: Estafeta de Leitura
Nas escolas do Agrupamento, um elemento da equipa da Biblioteca Escolar irá percorrer todas as salas onde será lido um breve texto (poema, quadra, adivinha, lengalenga...). Efectuada a leitura na primeira sala, será seleccionado um aluno com melhores competências na leitura para acompanhar o adulto até outra sala onde será ele a proceder à leitura. Será, então, escolhido outro aluno que irá, por sua vez, ler à sala seguinte e assim sucessivamente...

É, de facto, preciso intensificar a prática da leitura até porque, como afirmava Carl Sagan: “um livro é a prova de que os homens são capazes de fazer magia.”