O MUNDO NUM SÓ LUGAR - A NOSSA BIBLIOTECA

É um espaço diversificado, agradável, confortável, local de consulta de materiais em diversos tipos de suporte, ao serviço de toda a comunidade escolar.

Venha visitar-nos!


E-mail: bibomundonumsolugar@gmail.com

domingo, 31 de janeiro de 2010

31 de Janeiro de 1891


A revolta de 31 de Janeiro de 1891 foi a primeira tentativa de implantação do regime republicano em Portugal. Este movimento revolucionário teve lugar na cidade do Porto e surge como reacção à cedência da Coroa portuguesa ao Ultimato inglês (1890), a propósito do Mapa-Cor-de-Rosa, que pretendia ligar, por terra, Angola a Moçambique, o que colidia com as pretensões imperialistas da Inglaterra em ligar o Cairo ao Cabo.
Quando, em clima de festa, os revoltosos se preparavam para proclamarem o governo provisório da República, junto ao edifício da Câmara Municipal do Porto, todo o cortejo é surpreendido por uma forte descarga de artilharia e fuzilaria da Guarda Municipal, vitimando, indiscriminadamente, militares e civis.
Pela sua insipiência, este levantamento não ofereceu resistência às forças da ordem e acabaria por fracassar.
Pelo seu significado histórico, 31 de Janeiro, de 2010, foi a data escolhida para o arranque oficial das comemorações do Centenário da República, que teve lugar, justamente, na cidade do Porto.




Se quiseres saber mais clica nos seguintes links:

Reconstituicao-da-revolta-de-31-de-Janeiro-de-1891


Porto 31 de Janeiro de 1891, ou o ensaio de uma constante portuguesa


Centenário da República ! Informa-te e participa !!!