segunda-feira, 8 de março de 2010

8 de Março - Dia Internacional da Mulher


Com a celebração deste dia pretende-se chamar a atenção para o papel da mulher na sociedade e contestar e rever preconceitos e limitações de que ao longo dos tempos tem sido vítima, infelizmente, ainda hoje uma dura realidade.

Vamos recuar no tempo e tentar perceber a razão de ser desta efeméride.

Tudo começou com a Revolução Industrial, no séc. XIX.


Com as fábricas e as máquinas começou a produzir-se grandes quantidades em pouco tempo.
O seu funcionamento dependia do trabalho de muita gente: homens mulheres e crianças (desde os 5, 6 anos!).
Trabalhavam de 14 a 16 horas por dia e, muitas vezes, sem direito a um dia de descanso semanal!
Os salários eram miseráveis e as condições de trabalho eram péssimas. Frequentemente, os operários eram maltratados e explorados até à exaustão.
As mulheres e as crianças, apesar de fazer o mesmo trabalho que os homens, ganhavam muito menos, daí a sua preferência pelos patrões.Para além de tudo isto os direitos das mulheres eram, praticamente, nenhuns. O direito de voto, nem pensar!

No dia 8 de Março de 1857, centenas de mulheres, trabalhadoras de uma fábrica de têxteis de Nova Iorque, iniciaram uma marcha de protesto contra os salários baixos, as más condições de trabalho e o extenso horário de trabalho.
A polícia foi chamada a intervir e disparou sobre as manifestantes, com violência, fazendo centenas de mortes. Há quem afirme que isto é um mito e há outros que atribuem o número de vítimas a um incêndio no interior da fábrica.

Mito ou realidade, a comemoração do Dia Internacional da Mulher no dia 8 de Março,simboliza a luta das mulheres pelos seus direitos e contra todo o tipo de discriminação e alienação.

Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque reivindicando o mesmo que as operárias no ano de 1857 e ainda o direito de voto.

Em 1910, durante uma conferência em Copenhaga, a revolucionária alemã Clara Zetkin propôs o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher.

De ano para ano esta data passou a ser assinalada em todo o mundo, dando estímulo à luta das mulheres pela igualdade de direitos.
Foi proclamado oficialmente pelas Nações Unidas em 1975, mas somente em 1979 foi aprovada a Convenção para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres.